Semana do cinema Francês
Les profs
Com 12% de aproveitamento ao nível do 12° ano, o Liceu Jules Ferry é o pior liceu de França. Tendo esgotado todos os métodos convencionais, o Director da Inspecção académica, desesperado, aceita os conselhos do seu adjunto. Este propõe-lhe recrutar uma equipa de professores segundo uma nova fórmula: para os piores alunos recrutam-se os piores professores, o mal resolve-se com o mal … esta é a última tentativa de salvar o estabelecimento, com a condição de ultrapassar o limite dos 50% de aprovação no 12° ano. O Inspector aceita, para o bem e … para o mal.
Qu'est-ce qu'on a fait au bon dieu ?
Claude e Marie Verneuil (Christian Clavier e Chantal Lauby, respectivamente) formam um casal francês tradicional. São católicos e têm quatro filhas: Isabelle, Odile, Ségolène e Laure. O seu maior desejo é que cada uma delas constitua família com alguém que encaixe nos seus parâmetros conservadores. Mas, para sua desilusão, as três mais velhas escolhem para maridos Rachid, um advogado de origem argelina (a família trata-o por "Arafat"); David, um empresário judeu (o "Rabi"); e Chao, um gestor chinês (o "Jackie Chan"). Em nome da harmonia familiar e da felicidade das filhas, Claude e Maria acolhem-nos mas, apesar de todos os seus esforços, não conseguem esconder o desconforto. A sua última esperança é Laure. Quando ela lhes anuncia que vai casar-se e que o noivo é católico, eles respiram de alívio… Mas só até conhecerem o futuro genro, Charles Koffi, que é africano. Enquanto Marie fica cada vez mais deprimida, Claude decide partir para a acção e sabotar o casamento. Nesse processo, vai contar com um cúmplice improvável: o pai de Charles, que também não está nada interessado em ter uma família multicultural...
Uma comédia sobre preconceitos e expectativas sociais, escrita e realizada por Philippe de Chauveron.
Samba
Samba Cissé (Omar Sy) é um imigrante senegalês que sonha fazer carreira como "chef" de cozinha. Contudo, apesar de viver em Paris há mais de dez anos, nunca conseguiu a autorização de residência de que tanto precisa para atingir os seus objectivos. Durante este tempo, foi sobrevivendo com pequenos trabalhos mal remunerados, tentando sempre regularizar a sua situação. Um dia, é apanhado pela polícia e encaminhado para o serviço de estrangeiros e fronteiras para ser deportado. É então que conhece Alice (Charlotte Gainsbourg), uma mulher que há anos luta contra uma depressão e que trabalha como voluntária numa organização de apoio a imigrantes ilegais. Apesar de saberem que deveriam manter a distância para não se envolverem emocionalmente, Samba e Alice vão encontrar um no outro aquilo de que tanto necessitam para avançar com as suas vidas.
Vagamente inspirado na obra "Samba Pour la France", de Delphine Coulin, uma comédia dramática que aborda a questão da imigração e xenofobia em contexto francês.
Agnus Dei
Polónia, Dezembro de 1945. Após a vitória dos aliados na Segunda Grande Guerra, Mathilde, médica da Cruz Vermelha, encontra-se em missão de ajuda aos sobreviventes dos campos de concentração nazis. O horror a que todos os dias assiste é desmedido, mas ela tenta a todo o custo minorar o sofrimento dos que dela precisam. Um dia, é procurada por uma jovem noviça que lhe implora que vá consigo ao convento onde várias freiras precisam de auxílio. Apesar de reticente, acaba por se sentir impelida a ajudá-la. Nesse lugar, para sua surpresa, vai encontrar sete freiras em final de gravidez. Meses antes, o convento foi invadido por soldados soviéticos que as violaram durante vários dias. Incapazes de conciliar a sua fé com a perda da virgindade, aquelas mulheres não conseguem superar o trauma de carregarem no ventre o fruto de um crime, delas e dos homens que as violentaram.
Com assinatura da luxemburguesa Anne Fontaine ("Coco avant Chanel", "Paixões Proibidas", "Gemma Bovery"), um filme dramático que se baseia num caso real. O elenco conta com a participação de Lou de Laâge, Agata Kulesza, Joanna Kulig, Agata Buzek e Vincent Macaigne.
Elle
Michele (Isabelle Huppert) é uma mulher forte e determinada que sempre soube o que fazer à sua vida. A sua forma de ser tanto se aplica aos afectos como às responsabilidades enquanto chefe-executiva de uma grande empresa. Um dia, é atacada e violada por um homem mascarado, na sua própria casa. Em vez de chamar a polícia ou entrar em desespero, Michele limpa os estragos, toma banho e arquitecta um plano de vingança. Entre ela e o criminoso dá-se então início a um perigoso jogo de perseguição que depressa fica fora de controlo.
Paris, je t'aime
Alguns dos diretores mais respeitados do mundo organiza forças para homenagear a cidade da torre Eiffel neste filme omnibus não convencional. Dividido em segmentos curtos, cada um nomeado após um bairro específico, Paris, Je T’Aime é composto por 18 filmes, a maioria opta por ter uma abordagem mais terra-a-terra para as histórias das inúmeras vidas que viveram na cidade em um determinado dia.